segunda-feira, 5 de março de 2012

Como tirar olheiras


Estava eu, pesquisando o que poderia fazer com minhas enormes olheiras que me foram gentilmente doadas geneticamente pelos meus pais (aproveitando para dizer "obrigada", só que não), encontrei esse post perfeito, maravilhoso e copiei ele na íntegra para vocês meninas! 


Como Tirar Olheiras

As olheiras, como todos sabem, nos fazem parecer cansados, com mais idade, abatidos, com aparência de ter dormido pouco, mesmo após uma boa noite de sono. Mas, o que são as olheiras? Na realidade, as olheiras são os círculos escuros ao redor dos olhos, ou somente nas pálpebras inferiores. Aquele abaulamento que pode existir nas pálpebras inferiores é causado pelas bolsas de gordura, que podem acentuar as olheiras. 

Causas das Olheiras

Hereditariedade
Na maioria dos casos, as manchas escuras circulares sob os olhos são vasos sanguíneos que podem ser vistos através da pele, uma vez que a pele das pálpebras é a mais fina do corpo humano (cerca de 0,5mm de espessura, enquanto as outras áreas do corpo têm, em média, 2mm). Da mesma forma que nas varizes, as olheiras têm normalmente um caráter hereditário. Quando o sangue passa pelas veias calibrosas perto da pele, pode produzir um aspecto azulado. Quanto mais transparente a pele (também caráter hereditário), mais escuras são as olheiras. Em algumas pessoas, a estrutura óssea ao redor dos olhos pode causar um sombreamento, reforçando a coloração das olheiras. O fato de haver vários familiares com olheiras não significa que nada poderá ser feito para seu tratamento, apenas que pode envolver métodos mais invasivos para se conseguir um resultado satisfatório.

Alergias, Asma e Eczema
Qualquer condição que cause coceira nos olhos pode contribuir para as olheiras devido ao atrito na pele. Alguns tipos de alergia a alimentos também pode causar escurecimento da pele ao redor dos olhos. Caso as olheiras estejam associadas a inchaço das bolsas de gordura, é provável que você apresente uma alergia que desconheça, como alimentar ou a produtos químicos, tanto em casa quanto no trabalho. Pessoas com alergia têm uma tendência a deficiência de vitaminas B6, B12 e ácido fólico, e a ingestão de complexos multivitamínicos pode ajudar nesses casos. Obviamente, o melhor tratamento para as alergias é evitá-las. A intolerância ao glúten é uma forma de alergia a alimentos que contenham farinha de trigo, em especial, e pode favorecer o aparecimento de olheiras.

Medicamentos
Qualquer medicamento que cause a dilatação dos vasos sanguíneos pode favorecer o aparecimento ou acentuação das olheiras. Devido ao fato de a pele das pálpebras ser muito delicada, uma maior vascularização ao redor dos olhos pode ser notada por transparência.

Anemia
A falta de nutrientes na alimentação ou a falta de uma dieta balanceada pode contribuir para a alteração da coloração da pele ao redor dos olhos. Além disso, acredita-se que a falta de ferro na alimentação ou sua perda pelo organismo (por exemplo nos casos de gastrite, doença inflamatória intestinal, pequeno sangramento na urina, entre outros) pode também causar as olheiras. A anemia da gestação ou decorrente de ciclo menstrual com fluxo intenso também podem causar olheiras.

Fadiga
O excesso de cansaço ou a falta de tempo adequado para dormir (pelo menos 7 a 8 horas de sono por dia) podem deixar a pele mais pálida, realçando os vasos sanguíneos ao redor dos olhos, causando olheiras. Tanto a insônia quanto apnéia do sono podem se mostrar na pele dos olhos através das olheiras.

Problemas no Fígado
Olheiras podem indicar algum problema hepático.

Idade
As olheiras normalmente se tornam mais evidentes com a idade. Isso porque quanto mais uma pessoa vai se tornando idosa, sua pele vai perdendo colágeno, tornando-se mais fina e transparente.

Congestão Nasal
Nariz obstruído pode ser causa de olheiras devido ao fato de que os vasos sanguíneos que drenam as pálpebras em direção ao nariz podem estar dilatadas e escurecidas.

Fatores Ambientais
Desnutrição, excesso de consumo de álcool, muita ingesta de cafeína, tabagismo e falta de exercícios físicos podem contribuir para a alteração na coloração das pálpebras.

Hiperpigmentação Periorbital
Hiperpigmentação Periorbital é o nome que se dá à condição onde há um excesso de produção de melanina na pele ao redor dos olhos, causando a tonalidade mais escura. A exposição ao sol também pode aumentar a produção de melanina.


Tratamento Popular das Olheiras

Tratamentos Caseiros
Existem muitas alternativas de como tirar olheiras, que vão desde compressas com chá de camomila, colocação de rodelas de pepino, ingestão de muitos líquidos, e até recomendações de uma boa noite de sono.

- Terapia do Pepino: recorte o pepino em fatias grossas. O pepino tem sido utilizado há muito tempo para tratamento de olhos com bolsas e também para melhorar o aspecto da pele ao redor dos olhos. Coloque uma fatia sobre cada olho, cobrindo a área escura. Faça isso diariamente, enquanto se deita por 10 a 15 minutos. Mantenha seus olhos fechados.

- Compressas com Chá: aplique compressas frias com chá nos olhos, de preferência de manhã e deixe as compressas repousarem sobre seus olhos por cerca de 10 a 15 minutos. Não se esqueça de manter seus olhos fechados. O tanino presente no chá diminui o inchaço e a alteração na pigmentação.

- Use uma Batata: coloque uma batata crua em um liquidificador e bata. Coloque uma colher do purê em cada olho com seu olhos fechados e mantenha por 30 minutos, deitada de costas. Em seguida, remova com água morna. Esse método funciona bem para algumas pessoas.

Cremes
Alguns cremes prometem melhorar o aspecto das olheiras. Acreditamos que cremes que contenham ácido retinoico e vitamina K têm um bom efeito, diminuindo a tonalidade escura de uma forma eficaz, porém não 100%, como gostaríamos. Outro componente de cremes que consegue diminuir o escuro dos olhos é a hidroquinona, que pode ser associada aos ingredientes citados.

Maquiagem
Hoje em dia, existem inúmeras marcas de cosméticos que se superam cada vez mais em lançar produtos que conseguem cobrir as olheiras muito bem, disfarçando até as olheiras mais escuras. É uma boa alternativa para que não se dispõe a procurar a medicina para resolver o problema das olheiras.

Cuidado!
- Tome cuidado com o tipo de chá que você usa. Se você tiver alergia a camomila, a compressa de chá pode fazer seus olhos incharem. Evite chás com ervas e prefira o chá regular que contém tanino.
- Evite produtos cosméticos que contenham aroma.
- Fique longe de corretivos ou cremes que contenham ácido salicílico (salicilato) ou ácido glicólico. Eles podem machucar a pele delicada dos olhos e podem fazer você parecer um panda.
- Não aplique gelo diretamente à pele de seus olhos, pois pode causar queimadura térmica por frio.
- Não se esqueça de lavar seus olhos após aplicar qualquer um dos tratamentos naturais mencionados acima.
- Tenha cautela ao experimentar um cosmético novo ou algum remédio caseiro. Caso a condição piore ou você apresente outros sintomas, pare o uso imediatamente, remova o produto com bastante água corrente e procure seu médico.
- Utilize filtro solar diariamente.
- Tenha certeza de que você não é alérgico a nenhum dos produtos que está prestes a utilizar.

Tratamento Médico das Olheiras

Cremes
Seu médico vai prescrever o melhor creme para sua pele, baseado na oleosidade que ela apresenta, além da tonalidade da pele e das olheiras. Esse tratamento individualizado costuma ser superior aos cremes prontos, mas é importante manipulá-los em uma farmácia de confiança e qualidade.

Luz Intensa Pulsada
O laser de Luz Intensa Pulsada tem a capacidade de estimular a produção de colágeno, espessando a pele e diminuindo sua transparência. Além disso, nos comprimentos de onda de 520 a 590, pode-se atingir os pigmentos que ajudam a escurecer a pele ao redor dos olhos. Normalmente, as sessões são mensais, e são necessárias três a cinco sessões para evidenciarmos bem os resultados. A Luz Pulsada é um tratamento não-ablativo, o que significa que ela não machuca a pele e não causa afastamento das atividades, como trabalho, escola. Seus resultados são superiores ao uso dos cremes e deve-se apenas tomar o cuidado de proteger os olhos durante a aplicação.

Peeling de Fenol
O fenol é um ácido e seu tratamento é o peeling mais profundo que dispomos hoje. Tem a capacidade de clarear a pele. Serve para tratar os casos mais difíceis, podendo conseguir resultados surpreendentes, não somente em relação à melhora da coloração da pele, mas também pelo rejuvenescimento da pele que ele promove, removendo inclusive rugas profundas. Sua aplicação exige anestesia local e sedação. Após a aplicação, a pele fica com aspecto marrom durante cinco a sete dias, quando essa pele marrom cai, deixando à mostra a pele nova, avermelhada. O vermelho após essa aplicação pode variar de tempo para sumir, sendo algo entre um e seis meses, mas na média entre dois e três meses o resultado já está bastante satisfatório. Não se deve bronzear a pele durante seis meses após a aplicação do peeling de fenol, tanto para tratamento das olheiras, quanto para o tratamento de manchas ou rugas.

Laser de CO2
Esse laser foi um dos primeiros tratamentos eficazes para olheiras, com excelentes resultados, mas seu tratamento tem caído em desuso devido à recuperação muito demorada. O laser de CO2 seria perfeito se tivesse uma recuperação mais rápida, mas a maioria das pessoas desaconselha seus amigos a utilizarem pois, mesmo tendo excelentes resultados, costumam ficar por dois meses se escondendo do público. Mais recentemente, desenvolveu-se o laser de CO2 FRACIONADO. Esse laser, mais moderno, deixa espaços de pele íntegra entre as áreas onde os disparos atingem, promovendo uma recuperação mais rápida, porém com diminuição significativa dos resultados quando comparados ao laser de CO2.

IMHO: Na opinião do Dr Walter Zamarian Junior, da Clínica Zamarian de Cirurgia Plástica Como tirar olheiras: acredito que o tratamento popular para olheiras pode ajudar nos casos leves e para aquelas pessoas que não têm acesso ao tratamento médico de olheiras. Dicas como relaxar, dormir bem, alimentar-se bem, utilizar cremes e maquiagem, realmente ajudam. Quanto à aplicação de compressas de chá, pepino, batata, etc, desconheço estudos científicos que comprovem sua eficácia.

Com relação aos tratamentos médicos, temos hoje em dia, na Clínica Zamarian de Cirurgia Plástica, duas alternativas principais: laser de luz intense pulsada e peeling de fenol. A luz pulsada serve principalmente para os casos mais leves, ou para peles mais morenas, que correm risco de hiperpigmentar com o peeling de fenol. Normalmente, associamos cremes despigmentantes, com hidroquinona, ácido retinoico e, por vezes, vitamina K. Os resultados são muito bons, desde que a indicação seja adequada.

Para os casos mais difíceis, reservamos o peeling de fenol. Ele tem a capacidade de alterar a espessura da pele, clarear a pele, que contém as olheiras, além de rejuvenescer a região dos olhos. Mesmo os pacientes que já tentaram todos os outros tratamentos e não tiveram resultado encontram a solução no peeling de fenol. Sua recuperação para a área dos olhos, apenas, costuma ser muito mais rápida do que quando aplicamos na face inteira.

O laser de CO2 é muito bom, e para quem ainda o aplica (caindo em desuso), deve encontrar excelentes resultados. O CO2 fracionado, apesar de resultados menores que o CO2, ainda é superior a outros tratamentos menos invasivos e pode apresentar uma solução a casos selecionados.


Vai dizer, eu que já estava louca atras desse Peeling de Fenol aqui em Curitiba, por outro motivo, agora estou completamente fora da casinha! PRECISO! Eu acho que deve ser bem carinho né? Vai para a listinha de sonhos quase impossíveis... mas sim, se você é como eu que luta diariamente contra suas olheiras, existe uma luz no fim do túnel!

Deixe sua opinião, pergunta, crítica!

Beijo boneca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics