segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Maquiagem Corretiva


Todas nós mulheres somos especialistas em achar defeitinhos em nós mesmas. Ou o nariz é grande, ou a boca é pequena, ou o queixo é saliente. Mas, para esses probleminhas, pequenos truques de maquiagem fazem a diferença e ajudam a disfarçar aqueles detalhes que você não gosta.

O segredo da maquiagem corretiva é usar efeitos de iluminação e sombra para destacar ou esconder certas regiões do rosto. A técnica utiliza delineadores de olhos e boca, bases de tons diferentes e blush para minimizar possíveis defeitos.

Antes de começar, é preciso estar com a pele limpa, tonificada e hidratada, sempre, por favor bonecas, mesmo em dias que não vai usar a maquiagem o rosto tem que ser bem cuidado!!!. Em seguida, aplique o tom de base que mais se ajusta ao seu rosto, unificando a cor. Dessa forma, é possível começar as correções.

Definindo o seu formato de rosto:


Rosto oval: É um rosto harmonioso, tende a ser muito imitado pelos maquiadores, por ser considerado padrão de beleza. Não há necessidade de correções. A receita encontra-se na divisão do rosto em três partes iguais; da linha dos cabelos até as sobrancelhas, destas até as ponta do nariz, e deste até o queixo. Na hora de aplicar a base fica mais simples, pois é necessária apenas uma tonalidade de base.

Rosto redondo: 
A Linha da raiz dos cabelos é redonda, o maxilar e o queixo também. Para um maior equilíbrio é preciso suavizar o formato. Aplique uma base dois tons mais escura nas laterais da testa; aplique a mesma base nas faces (da ponta das orelhas até antes do queixo); o blush deve ser aplicado a partir do meio das faces em direção a ponta superior das orelhas.

Rosto quadrado: A altura e a largura do rosto são quase idênticas. É necessário alongar o rosto e suavizar o formato e seus ângulos. Aplique uma base dois tons mais escura nas laterais da testa e no maxilar inferior; o blush também deve seguir a mesma instrução do rosto redondo.

Rosto retangular: A testa tem a mesma largura que o maxilar. O rosto é longo e estreito. O importante é suavizar a largura da testa. Aplique uma base dois tons mais escura nas laterais da testa; e nos ângulos do maxilar inferior; o blush deve ser aplicado um dedo além da linha do sorriso em direção ao meio da orelha.

Rosto triangular: A testa é muito larga que o maxilar. Assemelha-se a um triângulo invertido. Para atenuar esse desequilíbrio é preciso; aplicar uma base dois tons mais escura nas laterais da testa e o blush deve ser aplicado um dedo além da linha do sorriso no meio das faces em direção ao meio das orelhas.

Rosto losango: A testa e o maxilar são estreitos e as “maçãs” do rosto são salientes. O ideal é alargar o maxilar superior harmonizando as formas: Aplique uma base dois tons mais claras nas laterais da testa e a mesma base nos ângulos do maxilar inferior e outra de dois tons mais escura nos ângulos do maxilar superior; aplique o blush um dedo além da linha do sorriso, no meio das faces, até um pouco abaixo do meio da orelha.

Corrigindo o olhar


O delineador é a maior arma da maquiagem corretiva para disfarçar imperfeições na região dos olhos. Por exemplo: para alongar o olhar, basta esticar o traçado.
A maquiagem dos olhos é muito importante para o visual do look. Lembre-se sempre que as cores claras projetam os olhos para frente e as escuras diminuem e trazem a profundidade.

Para olhos próximos: Escolha tons claros e pastéis para iluminar a expressão e um toque cintilante para região próxima ao nariz e do canal lacrimal, para afastá-los.

Para olhos afastados: Esfume com um tom escuro, use o marrom ou o verde-musgo, no canto interno, para aproximar. Cuidado para não ficar com uma maquiagem pesada.

Para olhos saltados: Trabalhe o globo ocular com sombra escura, podendo ser o marrom ou ferrugem esfumando na área das pálpebras.

Para olhos fundos: Eleve seus olhos com cores claras, branco, bege, areia e marfim, assim dará um ar de elegância. Aplique em todo olho, menos na área rente às sobrancelhas use sombras de tons médios, o rosa, salmão ou coral.

Para olhos pequenos: A sombra luminosa clara nas pálpebras sombreando o canto exterior dos olhos com um tom um pouco mais escuro e use generosamente a máscara para cílios na parte externa dos olhos, criando assim um efeito de alongamento, e deixe seus olhos mais abertos. Faça um acabamento na maquiagem, no canto externo dos olhos esfume com a ajuda de um pincel. A sombra deve ser passada na dobra dos olhos, entre os cílios e a sobrancelha.

Disfarce as olheiras usando um corretivo mais claro que o tom da sua pele.
As sombras escuras podem dar profundidade às pálpebras inchadas e diminuem olhos grandes ou salientes.

Disfarçando o nariz
Por estar no centro do rosto, o nariz pode acabar chamando mais atenção que o desejado. 

Nariz Pontudo: Experimente usar um tom de base mais escuro na aba das narinas. E para disfarçar a atenção da ponta, passe iluminador em todo o comprimento do nariz.

Nariz grande: Para disfarçar o tamanho, passe o corretivo em todo o dorso do nariz, do alto até a ponta. Use o corretivo uns dois tons acima do seu.

Nariz batatinha: Disfarce com sombra escura. Para esconder a bolinha do nariz aplique dois traços de sombra marrom, na região onde o nariz alarga e esfume com um pincel ou um papel, de cima para baixo. Aplique um pó um ou dois tons acima do seu, apenas no nariz, no resto do rosto utilize o seu tom.

Nariz largo: Suavize com traços laterais. Aplique uma base líquida do tom da sua pele e espalhe até deixar a pele uniforme. Para corrigir o nariz, faça dois traços com um pincel fino, utilizando uma sombra marrom na região exata que quer diminuir, esfume com um pincel.

O truque do blush

Se o seu problema é a bochecha, o blush é o seu maior aliado, principalmente em tons amarronzados. Evite as versões metalizadas. Para aplicá-lo corretamente, faça um bico com os lábios, como se fosse mandar um beijo. Em seguida, desenhe um traço de cima para baixo, ou seja, das maçãs em direção às orelhas, dessa forma, o rosto irá parecer mais magro e para o toque final, escolha um tom rosado e salpique um pouco com pincel no nariz, na testa e no queixo, dando um aspecto de saúde à aparência.
Bochechas grandes? Aplique o produto também fazendo bico, mas preenchendo o côncavo criado com a cor mais escura de corretivo, ou mesmo com um blush bronze, dessa forma, as maçãs ganham destaque na medida certa. O toque final ficará por conta do iluminador nas têmporas.

Corrigindo os lábios

Para alcançar o efeito carnudo, suavize o contorno da boca com a base. Em seguida, desenhe um novo contorno com lápis cor de boca, logo acima do traço original. Finalize então com uma camada de batom e outra de gloss. Para conseguir ainda mais volume, utilize batom claro no centro dos lábios e um tom mais escuro para o restante do sorriso.

As dicas do make corretivo são simples e podem ser aplicadas no dia a dia, durante a auto-maquiagem. Com os produtos certos, ninguém vai perceber aquela pequena imperfeição que, muitas vezes, só você nota. porém até adquirir perfeição no uso, pratique muuuuuuuuuuuuuuito e uma coisa de cada vez. Quando dominar o contorno do rosto, comece a incluir a correção do nariz, e assim por diante. E depois de dominar a técnica, se jogue e arrase!!!! 

Beijo boneca

6 comentários:

  1. Ótimas as dica, amei, porque agora sei como disfarçar minha testa grande,kk.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou, meu problema é com o nariz...hahaha bjos

      Excluir
  2. Menina...que post competo!!! Amei, salvei aqui nos meus favoritos!!!

    Tem TAG no blog para voce, queridissima! Vou adorar saber suas respostas!!

    Bjim, Dé@ (Liga das Blogueiras)
    http://deabrasilcabelos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Volte sempre! Já estou indo lá responder! bjos

      Excluir
  3. Oi Gisele!
    Frequento o curso de maquiadora no SENAC e a aula hj foi justamente sobre correção.
    Achei seu post super completo... muito bom!

    Ganhou mais uma seguidora, com certeza!

    Um beijo

    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, como fico feliz! Espero que você goste dos outros posts também e volte sempre! ;)

      Excluir

Web Analytics