quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Manual dos cabelos



Todo o cabelo para se manter forte e bonito deve ter um bom tratamento, você pode dar uma ajudinha com cuidados diários, caseiros, capazes de ajudar a acabar com os danos. Existem técnicas que podem ser feitas em casa para ter um cabelo perfeito sem ter que ficar gastando muito.

*Para começar com uma coisa bem fácil, massageie o cabelo, lave com toda tranquilidade, isso fara com que toda sujeira e e oleosidade dos cabelos, desçam pelo ralo... além de estimular a circulação do couro cabeludo.

* Quando estiver enxaguando o condicionador, retire todo o excesso, para não ficar com aspecto pesado, cabelo limpo com cara de cabelo sujo!

* Passe um pouquinho de condicionador nas pontas dos cabelos na hora em que for lavar, isso evitará que o xampu não resseque os fios.

*Mesmo no inverno, nada de lavar os cabelos com água fervendo, pois resseca muito os fios, tirando a oleosidade natural deles, além de piorar o frizz. Para dar brilho uma ótima opção é enxaguar por ultimo seu cabelo com água fria, que fecha as cutículas capilares e também fortalece.


*Passe nos cabelos um creme para pentear, também chamado de leave-in, pois eles hidratam e protegem os cabelos do uso de chapinha e escova, mas use sempre em pouca quantidade.

Procurando o produto certo

Na hora de comprar seu xampu, fique de olho nos princípios ativos presentes na composição do produto. 

Hidratar: Ácidos graxos são essenciais para repor a maciez e a hidratação externa dos fios. Entre os óleos essenciais estão a lanolina acetilada, algas marinhas, pantenol e aloe vera.

Restaurar: A queratina é fundamental para repor já na primeira lavagem algumas falhas na estrutura interna e externa dos fios. É o único componente capaz de penetrar nas melenas e reconstruir falhas internas em cabelos danificados pela ação de processos químicos, sol, vento, mar, cloro e poluição.

Proteger a cor: Antioxidantes atuam protegendo a cor natural e artificial dos fios contra o desbotamento ou alteração de tons vermelhos e cobres. Os ativos são vitamina E , óleo de semente de girassol, óleo de macadâmia e extrato de caviar.

Balancear a oleosidade: Os óleos essências, como primavera e borragem de alga-marinha, controlam a oleosidade e hidratam as pontinhas dos fios.

Deixar o couro saudável: O ideal é usar produtos com a função de balancear e higienizar o couro cabeludo. Procure produtos com óleos de jojoba ou malaleuca, que têm propriedades antiinflamatória e anti-séptica.

A influência do ph: Existem fatores fundamentais na escolha do xampu. Mas, com certeza, o mais importante é o pH da fórmula. Por isso, procure sempre estar atenta aos seguintes fatores:
- Dê preferência aos produtos com pH balanceado e nunca com neutro (pH 7).
- O pH natural dos fios é de 4.5 a 5.5, (levemente ácido). Este é o pH dos produtos que devemos usar para tratar as melenas diariamente. O pH ácido ajuda a fechar as cutículas - o que aumenta o brilho.
- O pH ácido lava e limpa sem agredir a proteção natural das madeixas, ou seja, sem desgastar a camada ácida natural de sedosidade que envolve nossos cabelos.
- O pH correto também é fundamental, pois previne o desbotamento da coloração natural ou artificial dos fios e o ressecamento.
- Cuidado com a quantidade de espuma, nem sempre espuma excessiva é sinal de qualidade. Muita espuma pode significar muita agressão.

Dicas:

Se molhar os cabelos na água da piscina com muito cloro, use uma touca ou um creme específico para protegê-los. 

Enxague bem o xampu e não use condicionador na raiz, lavando com água fria sem deixar que o cabelo fique cheio de creme. 

Você pode fazer em casa um banho de creme, se possível peça para alguém massagear sua nuca e alongar os fios com a ajuda de um creme para seu tipo de cabelo. Depois da massagem envolva uma toalha quente nos cabelos e aguarde 20 minutos, depois é só lavar. 

Na hora da escolha da tinta pesa a opção por uma boa marca. Algumas marcas fazem tinturas com cera de abelha e outros componentes que ajudam a proteger e hidratar o fio de cabelo. 

A alimentação e hábitos saudáveis como praticar exercícios e dormir oito horas por dia, também contribuem para a beleza dos cabelos. 

Você pode dar uma ajuda para seus cabelo de dentro para fora com os milagrosos Nutricosméticos, específicos para os cabelos, se ainda não sabe do que estou falando leia mais "AQUI"


Máscaras caseiras:


Antes de preparar as receitas, é preciso montar um "sachet" para colocar a máscara nos cabelos. Se colocar diretamente sobre os fios, vai ficar difícil de remover, pois alguns ingredientes triturados podem ficar incrustados na fibra capilar.
Para fazer esse sachet, é preciso pegar um saquinho de tecido fino, de trama bem larga, com 25 x 25 centímetros, e deixar uma abertura pequena para adicionar a fórmula. Depois, é só colocar sobre a cabeça e envolver em uma toalha de algodão para facilitar a absorção. 

Normais - Precisam manter o brilho e a vitalidade:

1- Cenoura com babosa
Corte quatro folhas de babosa ao meio e retire a mucilagem. Em seguida, rale uma cenoura média e junte ao mucílago de babosa, preparando uma pasta homogênea. Depois, basta espremer o líquido excedente, colocar a mistura no "sachet" e aplicar nos cabelos.

2- Iogurte com manga
Bata no liquidificador um copo de iogurte integral sem sabor e ½ manga rosa grande. Acrescente uma colher (café) de óleo de girassol, esprema o líquido excedente, coloque no "sachet" e aplique nos fios.

Cabelos Oleosos - É necessário controlar a secreção sebácea.

1- Espinafre com Alecrim
Bata no liquidificador um maço de espinafres cozido, com dois galhos de alecrim. Depois, esprema o excesso de líquido, coloque o produto no "sachet" e faça a aplicação nas madeixas.

2- Clara de ovo e casca de tangerina
Bata duas claras em neve, adicione as cascas de uma tangerina pequena ralada, esprema o líquido excedente, introduza no "sachet" e aplique nos cabelos.

Cabelos Secos - Exigem lubrificação intensiva.

1- Girassol com bananasBata no liquidificador uma colher (sopa) de óleo de girassol com duas bananas nanicas maduras. Em seguida, coloque a mistura no "sachet" e aplique.

2- Nozes e leite de coco
Passe pelo processador 1/2 xícara de nozes, acrescente ½ xícara de leite de coco e forme uma pasta. Coloque no "sachet" e aplique.

Banho de brilho:

Ingredientes:

1/2 tubo de tinta (da sua coloração usada e da mesma marca )
20 ml de creme hidratante capilar de cor branca(creme usado para massagem)
20ml de água oxigenada de 20 volumes.
1 ampolas Arovit( a venda em farmácias).
1 Ampola Semi di Lino Alfaparf (azul)

Aplique nos fios lavados com shampoo retire o excesso da água com a toalha ,aplique e massageie deixando agir por 30 min. Enxágue.

Obs: O banho de brilho ativa a coloração e atua na hidratação dos cabelos trazendo de volta os nuances perdidos pelas agressões do mar ,piscina e exposição ao sol. Podendo ser feito quinzenalmente por se tratar de uma leve química  

Agora nesse pós Carnaval, pós praia, pós piscina, seu cabelo está gritando por socorro, espero ter ajudado e eu também vou me dar ao luxo de cuidar dos meus que sofreram com o calor deste veão, mas no inverno eles também precisam de cuidados hein!


Beijo boneca

4 comentários:

  1. Muito bacana as dicas para os cabelos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito bom,sempre quis saber disso,vou depois fazer e ai te conto o resultado.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, te contar que eu acabei de comprar os produtos para dar um banho de brilho no meu cabelo...quero ver se faço hj a noite ainda...aiaiai espero que fique lindo! Depois me conta qual vc fez e o q vc achou do resultado hein! bjos ;)

      Excluir

Web Analytics